domingo, 12 de junho de 2011

Atividade 2.3 - Conceituando hipertextos

O hipertexto é um tipo de texto que nos é oferecido rico em hiperlinks que nos levam a conhecimentos adicionais, sejam eles diferenciados ou similares ao assunto pesquisado.
De acordo com o site Infoescola, o hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Logo, percebemos que o hipertexto nos dá a oportunidade de interagir com diferentes textos num curto espaço de tempo. O que também pode ser um perigo já que podemos facilmente perder o foco da nossa pesquisa.
Pierre Lévy (1993) deixa bem claro que, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira.
O hipertexto pode então ser considerado um mundo textual onde as fronteiras, nós leitores é quem colocamos. De forma que o seu uso precisa ser planejado previamente para que não ocorra nenhum atropelo durante a sua utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário